✓
Mensagem enviada com sucesso!
Prezado(a) NOME. Obrigado por entrar em contato,
Informamos que recebemos sua mensagem, e que vamos responder o mais breve possível.
Atenciosamente Mariela Oppitz Sorgetz.
FECHARGostou do Conteúdo?
Então CompartilheCom dor, amor e bom humor, emoções que se completam, Mariela Oppitz Sorgetz compartilha em livro os aprendizados ao lado da mãe diagnosticada com a doença.
Ao ter a mãe diagnosticada com Alzheimer, a produtora de eventos e relações públicas passou a registrar em um diário sentimentos e as vivências cotidianas junto de dona Anninha. A cada a etapa, novos desafios que também vieram acompanhados de muito aprendizado – e seguem até hoje.
Agora, a autora gaúcha decidiu compartilhar esta história no livro “Viver sem saber”, com a intenção de ajudar outras pessoas, parentes, cuidadores e interessados em compreender a doença e o contexto que envolve. “O Alzheimer não transforma apenas o paciente, ele transforma todos que estão ao seu redor. Você precisa escolher como quer viver essa transformação”, comenta a autora.
Escrever foi uma das formas encontradas por Mariela Oppitz Sorgetz para aliviar a surpreendente e desafiadora caminhada ao lado da mãe diagnosticada com Alzheimer. Com sensibilidade, empatia e bom humor, a escritora compartilha no livro Viver Sem Saber relatos pessoais de situações que vivenciou e continua vivenciando com dona Anninha.
Narrada em primeira pessoa, a obra publicada pela Luz da Serra Editora reúne anotações escritas por Mariela durante oito anos de luta contra a doença. Quase como um diário e inicialmente sem a ideia de transformar o conteúdo em um livro, a autora descreveu seu novo cotidiano e os sentimentos com o avançar do tempo.
Dividida em três partes, a obra segue a ordem cronológica do processo evolutivo do Alzheimer. Na primeira, o leitor acompanha a etapa leve, os primeiros sinais de que algo estava acontecendo. A fase moderada apresenta outros sintomas que vão além do esquecimento, como a “super sinceridade” da mãe. Na terceira e última parte, a autora narra a severidade da doença, quando aos poucos dona Anninha deixou de falar – fase na qual se encontra atualmente.
Hoje, quando a fase da doença está avançada, sinto muita falta das opiniões dela, pois mesmo que inadequadas, havia interação, olhares comprometedores, gestos e falas, ação e emoção. Havia participação. (Viver Sem Saber, pág. 80)
Sinopse: Amor, dor e humor são emoções que se complementam neste livro. Tudo o que você irá ler aqui foi vivido com intensidade. Muitas situações demandaram coragem e resiliência para enfrentar as agruras da Doença de Alzheimer e as transformações causadas por ela. Mas nessa coleção de sentimentos também entram diversos momentos engraçados e alegres que ensinam a encarar tudo com mais leveza. Assim é a vida, com seus desencantos e encantos, nos mostrando que tudo pode ser vivido quando se acredita no poder do amor.
Sobre a autora: Formada em Relações Públicas com especialização em Marketing, Mariela Oppitz Sorgetz é fundadora da Ello Eventos, que atua na área corporativa. Além disso, ocupa outros papéis em sua vida: é filha, mãe, esposa, mãe da sua mãe nos últimos anos, além de irmã, cunhada, tia, amiga – e agora escritora. “Acredito que nos multiplicamos quando encaramos viver vários papeis, dando a cada um deles a importância que merecem.”
O principal objetivo da autora com o lançamento de Viver sem Saber vai além de compartilhar vivências e lançar um novo olhar sobre a Doença de Alzheimer. Formada em Relações Públicas, Mariela quer tornar o livro uma contribuição para a causa. Por isso, os valores referentes aos direitos autorais com a venda do livro serão revertidos a ações e instituições dedicadas a cuidar e tratar dos enfermos. O acompanhamento dessa ação pode ser acompanhado pelo site https://www.viversemsaber.com.br/.
Ficha técnica
Título: Viver Sem Saber
Autora: Mariela Oppitz Sorgetz
Editora: Luz da Serra
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 128
Preço: R$49,90
Link de venda: Luz da Serra Editora
CONFIRA A PUBLICAÇÃO NA ÍNTEGRA: https://www.cultura930.com.br/viver-sem-saber-relatos-de-uma-filha-sobre-o-alzheimer/
Gostou do Conteúdo?
Então Compartilhe